30.3.11

Festa de Noivado

A primeira das festas, a festa de noivado, marca a formalidade e o amadurecimento do casal, com ela os noivos demostram que estão prontos para formar uma nova família. O noivado abre a contagem regressiva para o casamento, dando inicio ao tão sonhado "Sim".O noivado é uma festa íntima não tão informal quanto um aniversário, nem tão formal como um casamento, por isso acertar na dose é fundamental para essa celebração.

Organizando sua festa:

Tenha em mente quanto querem e podem gastar o que servir, quantas pessoas convidar, local, data e hora.

Recepção:

Tradicionalmente, os pais da noiva recebem os convidados. Atualmente, não existem mais regras, os noivos ou familiares (se o noivo fizer uma festa surpresa ele contará com ajuda de parentes e amigos mais próximos ao casal), podem recepcionar.Se os noivos já trocaram a aliança e utilizam a festa para comunicar o seu noivado façam uma festa descontraída, no momento escolhido, brindam a decisão.

Se os noivos são do tipo tradicionais, após o jantar ( ou almoço), os noivos se levantam, falam com seus familiares e trocam as alianças. Geralmente um familiar ou amigo é que puxa o brinde.

Quem convidar:

Para esse tipo de festas, uma recepção menor é o ideal, chamando apenas parentes e amigos mais próximos ( geralmente aqueles que serão convidados a padrinhos). O ideal é uma festa para no máximo 50 pessoas, lembre-se não é o seu casamento.

Como convidar:

Geralmente para o noivado não se faz convite impresso, falamos pessoalmente ou ligamos para os nossos convidados. Mas acho tão bonito uma papelaria legal, e isso inclui o convite.

Nele escreva apenas o essencial, o nome dos noivos, o motivo da festa, a data, a hora e o local da cerimônia.

O que servir:

Os noivos podem contratar um serviço de Buffet ou preparar tudo pessoalmente. Para os mais tradicionais, um jantar tendo o bolo como sobremesa. Para os mais descontraídos, um churrasco, um almoço, ou até mesmo uma festa com salgados e bebidas.

Onde fazer:

Na casa dos pais da noiva ou do noivo, num restaurante ou até mesmo num salão de festa, tudo depende do tipo de festa e do número de convidados.

O que vestir:

Os noivos e convidados devem se vestir de acordo com a festa, e isso inclui o estilo, a hora e o local combinado. A noiva não precisa vestir branco, já que não é o casamento.



Presentes:

Nessa festa os noivos não fazem a tradicional lista, como para o casamento e o chá de panela. O que deixa a escolha dos convidados. Lembre-se também que nesse momento os presentes recebidos não são de uso exclusivo do noivo ou da noiva e sim para a futura casa.

Marcando a data:

Tenham em mente também a data prevista para o grande dia, e anuncie aos seus convidados, como estão presentes os parentes e amigos mais próximos, eles já começam a resolver o que fazer e como ajudar os noivos.

Tenha em mente também o tipo de festa de casamento quer ter, o estilo, a hora, as cores, essas serão pergunta frequentes.

O anel ou a Aliança:

Essa é uma escolha dos noivos, no Brasil, costuma-se usar a aliança, mas o anel de noivado vem tomando cada vez mais espaço.

Ele é um presente do noivo para sua futura esposa e pode ser entregue num momento a sós ou na hora da recepção.

Vale lembrar que o anel de noivado não substitui a aliança e as mesmas devem ser compradas para o dia do casamento.

O anel de noivado pode ser também dado pelos pais da noiva como uma forma de presentear a filha por aquele momento.

As lembranças:

Esse item fica a critério dos noivos, alguns oferecem o tradicional bem-noivado, ou retratos dos noivos ou caixas com doces.

A papelaria:

Esse é um item não muito usado, mas que dá um total charme a festa, neles podem conter:

* Convite

* Cartão de agradecimento ( tratando-se de uma festa informal, pode ser entregue com a lembrança)

*Menu

* Place card (mas fácil de fazer já que se trata de uma festa menor).






A decoração
A decoração deve seguir a linha da festa escolhida, se um jantar mais formal use uma mesa tradicional.


Beijos
Rafaela

Nenhum comentário: